quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A Importância da finalização das sessões de eletroterapia

Após a aplicação de qualquer técnica de eletroterapia, seja por ação da corrente galvânica ou farádica ou microcorrentes é muito importante o processo de finalização da sessão de tratamento tanto facial como corporal.

Os recursos de eletroterapia disponíveis para auxiliar um tratamento estético favorecem a atuação do profissional realizando funções como drenagem linfática, estimulação muscular, eletroforese de grande superfície, ionização nos tratamentos corporais de forma mais acentuada e objetiva visando a correção ou atenuação de diversos distúrbios orgânicos como celulite e gordura localizada, flacidez muscular, retenção de líquidos, etc.

Nos tratamentos faciais a eletroterapia auxilia na melhoria dos quadros de acne, revitalização cutânea, pré e pós-cirúrgico, drenagem linfática e outros também com o objetivo de corrigir ou atenuar estes distúrbios de forma mais intensa e profunda.

Todos os equipamentos eletroterápicos tem objetivos terapêuticos importantes e muito colaboram para auxiliar o profissional a obter bons resultados com seus clientes mas nada substitui o contato das mãos e o efeito da massoterapia em qualquer tratamento realizado.

Sabemos que a massagem tem uma ação inigualável sobre o equilíbrio físico e mental do ser humano atuando de modo benéfico sobre a pele, os músculos, a circulação linfática e sanguínea e o sistema nervoso.

A massagem é considerada a terapia mais antiga já utilizada pelo homem e pode ser aplicada sob várias formas com movimentos apropriados a cada tipo de técnica como pressões, deslizamentos, fricções, amassamentos, percussões, vibrações, etc.

Os movimentos aplicados durante a massagem tem diferentes efeitos fisiológicos como a drenagem linfática, o relaxamento, a analgesia, a modelação corporal que dão excelentes resultados após qualquer sessão de eletroterapia complementando sua ação terapêutica.

Como em qualquer tratamento seja corporal como facial a massoterapia sempre deve ser realizada com produtos apropriados ou agentes deslizantes como óleos ou creme de massagem com ou sem princípios ativos específicos.

Entre os principais produtos cosméticos indicados para a massagem facial estão cremes hidratantes e nutritivos com filtro solar ou óleos extraídos de sementes como girassol, soja, germen de trigo, abacate e outros que além de facilitarem os deslizamentos também fornecem a pele elementos que repõem as perdas nutrindo-a e proporcionando-lhe mais vitalidade.

Sabemos que os produtos cosméticos que contém vitaminas A, C e E trazem excelentes resultados quando aplicados diretamente sobre a pele para responder a uma carência ou necessidade cutânea. Existem estudos científicos que demonstram os efeitos do uso tópico de produtos vitaminados e antioxidantes sobre o envelhecimento cutâneo com alterações como redução da espessura da pele, diminuição das linhas de expressão e melhoria da flexibilidade cutânea.

Na massagem corporal são indicados cremes redutores e óleos com princípios ativos que também atuam sobre a circulação sanguínea e linfática como os à base de Hera, Centella Asiática, Cafeína, Ginko Biloba, óleos essenciais de lavanda, etc.

A massagem tem diversas finalidades terapêuticas como:

a) provocar a vasodilatação dos capilares periféricos tanto por ação sobre o sistema nervoso como pela secreção de histamina com ação hiperemiante e com aumento da temperatura local o que facilita a absorção de substâncias.

b) a hiperemia produzida favorece o intercâmbio de oxigênio e nutrientes o que estimula a regeneração celular e a reabsorção de líquidos intersticiais com redução de edemas.

c) o deslizamento com as mãos sobre a pele libera as substâncias gordurosas e os detritos superficiais tornando-a mais fina e elástica.

d) o relaxamento muscular quando se atua com manobras lentas e rítmicas

e) a estimulação das terminações nervosas por aumento da excitabilidade muscular

f) a redução da sensação de cansaço por eliminação das toxinas

g) o aumento da circulação de retorno venoso e linfático

h) a sedação e analgesia nos casos de sensação dolorosa

i) a sensação de bem-estar e relaxamento geral devido à ação sobre as terminações nervosas

Por todas estas indicações terapêuticas a finalização das sessões de eletroterapia com a massagem manual e os produtos cosméticos apropriados é indispensável aliando-se ainda a idéia de que o contato do profissional com o cliente transmite a energia vital e o reequilíbrio energético procurado em qualquer tipo de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário